Alimentação saudável durante a gestação

Nutri Mayara Picolotto

A nutrição moderna centra-se na prevenção de doenças e manutenção da saúde. Entender como os diferentes meios de interação entre genes e dieta podem contribuir para alcançarmos este objetivo torna-se de fundamental importância.

É sabido que uma alimentação saudável nutricionalmente equilibrada pelo menos 6 meses antes da concepção e durante a gestação pode diminuir consideravelmente os riscos de desenvolvimento de diversas doenças como distúrbios de comportamento, diabetes mellitus, pressão alta, obesidade, dislipidemias, alergias diversas e problemas de imunidade na infância e na idade adulta.  A epigenética nutricional é fazer com que determinados alimentos e compostos bioativos façam o “desligamento” de genes ruins e estimulem os genes bons na futura geração.

A maioria das mudanças epigenéticas ocorrem em momentos específicos da vida de um ser humano, desde a fase intra-uterina. A nutrição materna, tendo um papel essencial em relação à ocorrência de alterações epigenéticas que favorecem a ocorrência de doenças na fase adulta, merece toda a atenção: deve ser adequada em calorias, gorduras, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, para diminuição do risco de ocorrência de doenças no novo ser em formação.

Os compostos bioativos são vários, entre eles gosto muito de resveratrol, indol-3-carbinol, curcumina longa,  N-acetil cisteína etc.

Esse programa foi desenvolvido frente a uma necessidade de melhorar a qualidade de vida dos meus pacientes na pré-concepção, gestação e pós-parto. Recebo muitos casais que têm problemas de fertilidade onde a ansiedade toma conta fazendo a alimentação ficar inadequada agravando mais ainda o contexto, bem como o ganho de peso excessivo na gestação ocasionando problemas relacionados como pré-eclampsia e diabetes gestacional comprometendo a saúde da mãe e do bebê. Também no pós-parto recebo mulheres apavoradas para emagrecer rapidamente fazendo radicalismos e comprometendo o aleitamento materno.

Com esses programas consigo acompanhar todo o processo, minimizando riscos inerentes a uma alimentação desequilibrada e garantindo uma saúde ideal para esse momento tão especial na vida de um casal!

Muitos perigos envolvem essas fases porém quem pode permitir que seja leve, saudável e tranquilo é somente VOCÊ. Seu bem-estar e da sua família não tem preço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *