Colágeno, uma proteína essencial

Você sabia que o colágeno é uma proteína conhecida por proporcionar o viço e firmeza da pele? Sim, ele é fundamental para a constituição do tecido conjuntivo e representa 30% do total de proteínas presentes no corpo.

O colágeno atua no fortalecimento de unhas frágeis e promove maior resistência, espessura, crescimento e brilho aos cabelos. A pele adquire mais tônus, hidratação, e pode haver uma redução da flacidez cutânea.

Existem nutrientes que ajudam o corpo a sintetizar e a preservar o colágeno, para isso é preciso consumir alimentos ricos em lisina, ômega 3, vitamina A, enxofre, licopeno e vitamina C.

Quando devo repor o colágeno?

Com o envelhecimento, sua quantidade no organismo diminui, após os 30 anos – 1% ao ano, podendo afetar os ossos e a pressão arterial.

Por isso, é importante repor o colágeno não apenas por fatores estéticos, mas também pelo seu papel fundamental na locomoção e para o bom funcionamento das cartilagens.

O colágeno é mais utilizado por mulheres com mais de 50 anos, mas não há uma regra. Como o nosso metabolismo começa a desacelerar depois dos 30 anos de idade, o ideal é iniciar a suplementação com a proteína.

Além disso, pessoas que não consomem colágeno em uma quantidade satisfatória no dia a dia também precisam inseri-lo como suplemento em sua dieta. Para descobrir se esse é seu caso, é interessante consultar seu Médico ou Nutricionista.

Nas farmácias Natupharma você encontra o colágeno hidrolisado em pó, cápsulas e sachês.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *