Dicas sobre Alimentação Balanceada na Gravidez com Nutricionista Cynthia Ianisk

Alimentação adequada é necessária em todos os momentos da vida! Em algumas fases da vida isso é ainda mais importante, como na gestação por exemplo.
A gestação é um momento em que a demanda de alguns nutrientes é aumentada, é um período em que ocorre a geração de uma nova vida! E para que isso ocorra de forma natural e saudável é preciso cuidar de alguns detalhes.
Garantir a oferta principalmente de micronutrientes (vitaminas, minerais e fitoquímicos) através da alimentação e se necessário, de suplementação, irá promover uma gestação saudável reduzindo riscos e desconfortos durante a gravidez.

Abaixo, alguns micronutrientes importantes:
* Magnésio – a deficiência pode aumentar o risco de contrações prematuras podendo levar a um parto prematuro, risco de alteração na pressão arterial levando a pré eclâmpsia, pode ocasionar desconfortos como cãibras;
* Vitaminas B9 (ácido fólico), B12, B6 e colina – atuam em conjunto no processo de divisão celular adequado. Previnem doenças no tubo neural;
* Ferro – tem demanda bastante aumentada na gravidez em função do aumento do volume sanguíneo nesse período, a deficiência está associada ao baixo crescimento e desenvolvimento do feto;
* Coenzima Q10 e ácido lipoico – atualmente já tem estudos mostrando que a suplementação dessas substâncias pode previnir o risco de trissomias e má formações do feto;
* Iodo – a carência está relacionada à desordens de tireoide, abortos de repetição e desenvolvimento neurológico inadequado;
* Zinco – sua deficiência está associada a infertilidade, a baixa imunidade e ao risco de diabetes gestacional;
* W3 – melhora qualidade do óvulo (principalmente em mulheres com mais de 30 anos), atua no desenvolvimento neurológico;
* Probióticos – a suplementação está relacionada com a melhora da absorção de nutrientes pelo intestino, melhora do trânsito intestinal. Uma microbiota intestinal saudável materna reduz o risco de surgimento de alergias em bebês.

– A suplementação na gestação deve ser prescrita de forma correta por profissionais habilitados. – Alguns alimentos que devem ser evitados na gestação:
– Carnes cruas (sushi, sashimi…);
– Café, chimarrão (cafeína);
– Peixes de grande porte e de cativeiro (alto teor de contaminantes como metais tóxicos);
– Soja;
– Gorduras trans, aditivos químicos alimentares, corantes, conservantes.

Cynthia Ianiski
Nutricionista Clínica Funcional
Membro da Academia Brasileira de Nutrição Funcional
CRN: 11328

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