Como cuidar da pele neste inverno?

Perguntamos lá no nosso Insta @natupharma, quais as dúvidas os nossos seguidores têm sobre os cuidados com a pele no inverno. Confira:

1) Qual a melhor opção para pele ressecada na região dos cotovelos e joelhos?
A pele destas regiões tem menos oleosidade sendo essencial repor um pouco da gordura para reparar a barreira de proteção da pele.
Elas costumam ser mais secas porque são mais elásticas, isto é, precisam permitir movimentos maiores para as articulações que ficam embaixo dessa pele. Por estarem em constante movimento, essas áreas formam mais atrito com as roupas e objetos de um modo geral, o que acaba danificando a barreira da pele e garantindo o aspecto ressecado.
Quando a pele não está hidratada, a sua barreira de proteção fica comprometida, trazendo o risco de inúmeros problemas. Por isso, é importante sempre aplicar um hidratante logo após o banho, que é quando a pele está mais propensa à hidratação, e apostar nas fórmulas que prometem repor ceramidas e, assim, restaurar a barreira cutânea.

 

2) Quais os melhores cuidados com a pele nessa época do ano?
• Evitar banhos quentes e muito demorados;
• evitar se ensaboar demais e usar buchas/esponjas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.
• usar preferencialmente sabonetes líquidos, que são menos agressivos
• Usar o hidratante logo após sair do banho, pois ajuda na penetração do creme.
• Para peles oleosas, e acneicas, evitar hidratante comum no rosto, usar oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).
• Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras.
• Usar filtro solar diariamente.

 

3) Para pessoas que utilizam calçados o dia todo, e sofrem com rachaduras, o que usar?
Rachaduras nos pés, frequentemente, está relacionado com fatores genéticos e, eventualmente, com alguma doença de pele. Problemas vasculares também podem provocar ressecamentos nos pés.
Nos casos mais complicados o tratamento deve ter a orientação de um dermatologista. As fissuras podem sangrar, podem ser bastante dolorosas e também podem ser a porta de entrada de infecções bacterianas, uma vez que o pé está em contato com todo o meio ambiente.
Em casos mais simples, basta reforçar a hidratação em casa. Os cremes mais indicados são aqueles mais espessos, bem oleosos, mais umectantes. Em geral, opta-se por cremes que tem vaselina, lanolina. Em casos mais graves, são usados cremes com uréia e outras substâncias que ajudam a remover a camada de células mortas da pele.
Há uma dica simples, mas que sempre funciona. Após o creme, colocar um filme plástico nos pés na hora de dormir ou usar uma meia de algodão. Isso vai potencializar a ação do hidratante e a pessoa, certamente, acordará com os pés muito mais macios.
E há um alerta para quem tem o hábito de lixar os pés. Se remover demais a camada de células mortas, o organismo reagirá e formará uma camada ainda mais espessa. Então, o ideal é lixar um pouquinho e hidratar muito bem o pé.

 

4) Vitamina C auxilia na hidratação da pele? Sim!
• neutraliza a ação dos radicais livres
• Potencializa a proteção do filtro solar
• Previne e trata as rugas finas e linhas de expressão
• Ajuda no clareamento de manchas na pele
• Deixa a pele mais luminosa
• Ajuda na produção de novas fibras de colágeno e elastina
• Mantém a pele mais firme
• Previne o envelhecimento precoce
Para obter uma boa hidratação, deve-se associar ativos hidratantes e escolher um veículo que proporcione a hidratação necessária para cada tipo de pele.

 

5) Utilizar hidratante na pele oleosa tende a causar mais acne?
Não! Existem veículos e hidratantes específicos para pele oleosa. Portanto, é possível hidratar a pele acneica.

 

6) O rosto deve ser hidratado antes ou depois da maquiagem?
Antes e depois!
Antes da maquiagem para evitar aquele efeito craquelado que a maquiagem pode adquirir algum tempo após sua aplicação. Isso acontece porque a derme, quando desidratada, tende a sugar a água dos produtos que entram em contato com os poros, deixando visível apenas o pigmento do cosmético. Hidratando a pele antes do uso da maquiagem, você a deixa perfeita por mais tempo.
No fim do dia, após remover a maquiagem e higienizar a pele, também deve-se utilizar um hidratante adequado para o seu tipo de pele.

 

7) Como hidratar a pele sem deixar ela oleosa?
Com a escolha de ativos e veículo adequado para esse tipo de pele. Dar preferência ao gel creme ou loção cremosa oil free.

 

8) O que seria ideal usar para evitar a acne?
Para prevenir a acne deve-se evitar usar produtos oleosos na face. Deve-se sempre utilizar produtos adequados as peles oleosas e acneicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *